sábado, 8 de junho de 2019

Como Consertar Aparador de Grama Elétrico


Hoje vou trazer dicas de como consertar seu aparador de grama elétrico e outras dicas de possíveis defeitos. Os aparadores de gramas elétricos são muito úteis para tarefas em jardins na sua casa. Com o tempo, devido ao desgaste, eles podem apresentar algum tipo de problema no motor ou até mesmo no cabo elétrico.

Estou trazendo para vocês o caso do meu aparador de grama que parou de funcionar. O motor dele pode ser visto na imagem abaixo .

Motor de Aparador de Grama Eletrico 700W
Motor Universal aparador 700W

Para simplificar esse tutorial, eu já fiz uma inspeção em toda a parte elétrica, da tomada até o cabo que conduz energia ao motor. Testei não encontrei defeito. Não achei nenhum problema nessa parte,  então a suspeita é que tem algum defeito no motor propriamente dito. Com o motor já desinstalado fora da carcaça do aparador, fiz um teste ligando ele a um fio energizado e o motor não funcionou. Acabamos de achar o nosso defeito, é o motor

A grande suspeita agora é que o defeito encontra-se nas bobinas . Isso porque é pela fiação de cobre que compõem as bobinas é que passa a corrente elétrica . À medida que o aparador vai sendo usado essas bobinas aquecem muito e podem comprometer a integridade da fiação de cobre, queimando o verniz que faz o isolamento. Para testar As bobinas fazemos uso de um multímetro. Para testar a continuidade de cada bobina posicione multímetro na escala de continuidade. Depois encoste as pontas de prova nos terminais do motor . Deverá apresentar algum valor, se não apresentar, é sinal de que a bobina está aberta, ou seja, queimada.

Leitura de multimetro mostrando que a bobina está boa
Bobina em bom estado, apresentou uma leitura 


Leitura de multimetro mostrando que a bobina está aberta
Bobina em ruim, não apresenta leitura

Mas antes de desmanchar o motor e remover o fio de cobre da bobina na qual você encontrou defeito, o melhor é fazer umas boa inspeção visual. Se a bobina não apresentar coloração escura é sinal que ela não está queimada. Pode ser que seja apenas um mal contato nos terminais do motor. Foi o que aconteceu comigo. Observei que em um dos terminais do motor havia coloração escura sinal de que ocorreu alí um superaquecimento. O fio de cobre da bobina derreteu interrompendo a passagem de corrente elétrica. Limpei as partes afetadas tanto o terminal do motor com uma ponta do fio de cobre usando uma lixa para eliminar qualquer resíduo que interrompa a passagem da corrente elétrica. Agora é preciso prender bem a ponta do fio de cobre ao contato do terminal do motor para evitar mau contato . O mal contato em instalações elétricas é o que provoca aquecimento e muito provavelmente foi isso que aconteceu nosso caso. E foi só isso pessoal. Fiz um teste e o motor funcionou perfeitamente.

Fiz um vídeo no YouTube mostrando o passo a passo do conserto desse motor, para assistir em outra janela clique aqui. Se preferir, pode assistir no vídeo abaixo: